ROTARY CLUB DE LUIZIANA PARTICIPA DE PROJETO REGIONAL DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES

Postado em: 23 de Julho de 2019 por Rotary Club de Luiziana

No último dia 20.07 teve início no Município de Luiziana o Projeto denominado Águas da Comcam que tem como objetivo realizar a recuperação de nascentes nos municipios da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão). Este projeto tem como parceiros a 11° Regional de Saúde, Bacharéis do curso de Geografia 2019 da Unespar Campus Campo Mourão e Laboratório de Pesquisa Geoambiental que tem como coordenador o Professor Jeferson Queiroz Crispim. Em Luiziana contou ainda com a participação do Rotary Club de Luiziana e da Vigilância Sanitária.

O objetivo do projeto na Comcam é realizar a recuperação de nascentes nos 25 municípios, levando água de qualidade aos beneficiados, proporcionando ainda a integração da comunidade atendida e a sensibilização ambiental. O Projeto Águas da Comcam segue agora percorrendo outros Municipios da região.

Já o Rotary Club de Luiziana continua com seu projeto local de recuperação de nascentes cujo cronograma já contempla mais de 10 nascentes cadastradas para receberem a revitalização.

A nascente recuperada na ação do dia 20 último  fica às margens da rodovia BR 487 próximo a comunidade conhecida como Ponte Branca em Luiziana e fornece água para cerca de 10 pessoas em uma propriedade onde está sendo implementado o cultivo de uma horta orgânica e uma plantação de rosas. O  imóvel rural abastecido pela nascente é de propriedade da Sra. Alzira Fortunato, também rotariana.

Para a presidente do Rotary Club de Luiziana, Elisangela Ferri, uma das metas do clube é priorizar projetos direcionados ao meio ambiente, desenvolvendo ações de conscientização com a comunidade e trabalhando em parceria com outras entidades. “Nosso objetivo é permitir por meio de nossas ações que outras pessoas beneficiadas com esse projeto possam ser transformadas em multiplicadores de boas práticas voltadas ao meio ambiente e assim conseguir transformar a realidade local. Permitir que dezenas de pessoas tenham acesso a água limpa e de qualidade é fundamental pois impactará positivamente a vida dessas famílias.  Todas as nascentes serão mapeadas e em parceria com a vigilância sanitária municipal e a Regional de Saúde serão feitos testes em amostras de água das nascentes antes e depois da revitalização para que possamos ter os comparativos sobre a qualidade da água que está sendo consumida.”