Rotary Club de Luiziana

VEM AI MAIS UMA EDIÇÃO DO PEDALANDO CONTRA A PÓLIO

O Rotary Club de Luiziana inicia preparativos para mais uma edição da Campanha do Pedalando contra a Pólio. O evento servirá para comemorar o progresso histórico na erradicação global da pólio e incentivará a comunidade a apoiar o trabalho que falta para acabar com a paralisia infantil de uma vez por todas. O PEDALANDO CONTRA A PÓLIO tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da vacinação para alcançarmos a erradicação da pólio no mundo. Os Rotarianos de Luiziana entrarão em ação no Dia Mundial de Combate à Pólio para aumentar a conscientização pública, angariar fundos e apoiar a luta contra a paralisia infantil, que ainda ameaça crianças em certas partes do mundo, mas pode ser prevenida com a vacina.   Este ano o evento acontecerá no dia 27 de outubro a partir das 14h00, com concentração no Ginásio de Esporte Municipal Waldir José Ferri. Além do passeio ciclístico outras atividades serão oferecidas à comunidade como aula de dança, pintura facial, brincadeiras, jogos entre outros. O evento é gratuito e aberto à toda a comunidade.

Postado em 05 de Setembro de 2019

ROTARY CLUB DE LUIZIANA ENTREGA DOAÇÃO DE GELATINAS À SANTA CASA DE CAMPO MOURAO

O Rotary Club de Luiziana finalizou a campanha de arrecadação de gelatina em prol da Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão. A campanha ocorreu durante o mês de julho e teve como apoiadores o Sicredi, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Rádio Comunitária e os alunos do Colégio Estadual Adauto da Silva Rocha. Juntos, conseguiram mobilizar toda a comunidade e arrecadar o total de 3.121 unidades de gelatina. No dia 07.08 a presidente do Rotary Club de Luiziana, Elisangela Ferri, acompanhada de associados e representantes do Sicredi e Coamo, fizeram a entrega das gelatinas arrecadas na Santa Casa de Campo Mourão. Por ser um alimento de fácil digestão, a gelatina é essencial ao cardápio dos pacientes que estão em tratamento de câncer assim como para os demais tipos de internação, pois fornece energia necessária para a fase de recuperação.

Postado em 13 de Agosto de 2019

ROTARY CLUB DE LUIZIANA E SECRETARIA DE SAUDE REALIZARAM 139 TESTES NA CAMPANHA HEPATITE ZERO

Tanto quanto o tratamento, a prevenção é o caminho mais breve para solucionar um problema de saúde. A questão do diagnóstico precoce da Hepatite C foi tratada com seriedade através de ações propostas pelo Rotary Clube de Luiziana em parceria com a Secretaria de Saúde do município. Na semana passada os rotarianos promoveram a Primeira Campanha Hepatite Zero em Luiziana, que visa a erradicação da doença. O Rotary disponibilizou 200 kits pra a realização dos testes. O trabalho foi executado na sede da Coamo de Luiziana, no calçadão Romão Martins e na Praça da Juventude, totalizando 139 testes rápidos, felizmente nenhum reagente. A Presidente do Rotary Clube de Luiziana, Elisangela Ferri lembrou que, a campanha Hepatite Zero teve um resultado positivo já que é o primeiro ano que acontece em Luiziana. “Nosso objetivo é ampliar as campanhas, principalmente de saúde, através da Fundação Rotaria com apoio da Secretaria de Saúde, promovendo iniciativas que contribuam para o desenvolvimento humano e social”, declarou.   O secretario de Saúde Edson Liss, disse que apesar do grande fluxo de pessoas que realizaram os testes felizmente não houve nenhum resultado positivo. Ele reforçou que a prevenção é um compromisso de todos. “Essa luta é de toda sociedade e o Rotary através dessa campanha nos ajudou a despertar na população essa preocupação em fazer o teste, visando um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficiente”.   HEPATITE C   Atualmente, o vírus é responsável pela maior epidemia da humanidade, superior à AIDS/HIV em 5 vezes. A transmissão acontece principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas. Alguns dos cuidados passam por não partilhar escovas de dentes, lâminas, tesouras ou outros objetos de uso pessoal, nem seringas e outros instrumentos usados na preparação e consumo de drogas injetáveis e inaláveis, desinfetar as feridas que possam ocorrer e cobri-las. Devem ser sempre usados preservativos nas relações sexuais.

Postado em 31 de Julho de 2019

ROTARY CLUB DE LUIZIANA PARTICIPA DE PROJETO REGIONAL DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES

No último dia 20.07 teve início no Município de Luiziana o Projeto denominado Águas da Comcam que tem como objetivo realizar a recuperação de nascentes nos municipios da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão). Este projeto tem como parceiros a 11° Regional de Saúde, Bacharéis do curso de Geografia 2019 da Unespar Campus Campo Mourão e Laboratório de Pesquisa Geoambiental que tem como coordenador o Professor Jeferson Queiroz Crispim. Em Luiziana contou ainda com a participação do Rotary Club de Luiziana e da Vigilância Sanitária. O objetivo do projeto na Comcam é realizar a recuperação de nascentes nos 25 municípios, levando água de qualidade aos beneficiados, proporcionando ainda a integração da comunidade atendida e a sensibilização ambiental. O Projeto Águas da Comcam segue agora percorrendo outros Municipios da região. Já o Rotary Club de Luiziana continua com seu projeto local de recuperação de nascentes cujo cronograma já contempla mais de 10 nascentes cadastradas para receberem a revitalização. A nascente recuperada na ação do dia 20 último  fica às margens da rodovia BR 487 próximo a comunidade conhecida como Ponte Branca em Luiziana e fornece água para cerca de 10 pessoas em uma propriedade onde está sendo implementado o cultivo de uma horta orgânica e uma plantação de rosas. O  imóvel rural abastecido pela nascente é de propriedade da Sra. Alzira Fortunato, também rotariana. Para a presidente do Rotary Club de Luiziana, Elisangela Ferri, uma das metas do clube é priorizar projetos direcionados ao meio ambiente, desenvolvendo ações de conscientização com a comunidade e trabalhando em parceria com outras entidades. “Nosso objetivo é permitir por meio de nossas ações que outras pessoas beneficiadas com esse projeto possam ser transformadas em multiplicadores de boas práticas voltadas ao meio ambiente e assim conseguir transformar a realidade local. Permitir que dezenas de pessoas tenham acesso a água limpa e de qualidade é fundamental pois impactará positivamente a vida dessas famílias.  Todas as nascentes serão mapeadas e em parceria com a vigilância sanitária municipal e a Regional de Saúde serão feitos testes em amostras de água das nascentes antes e depois da revitalização para que possamos ter os comparativos sobre a qualidade da água que está sendo consumida.”

Postado em 23 de Julho de 2019

ROTARY CLUB DE LUIZIANA INICIA DEBATES SOBRE O PROJETO QUERO MINHA CIDADE LIMPA

Na noite do dia 18.07, a presidente do Rotary Club de Luiziana, Elisangela Ferri e as associadas Neide Cândido, Alzira Fortunato e Onir Ferri, reuniram-se com representantes do Municipio de Luiziana para tratar sobre o projeto QUERO MINHA CIDADE LIMPA que objetiva desenvolver ações de conscientização sobre o lixo e desenvolver ações práticas de limpeza, coleta de resíduos, destinação correta do lixo, entre outros. Na ocasião estiveram presentes a representante da Secretaria de Meio Ambiente, Leide Borsato, representando a Escola Municipal Rita de Cássia, Sirlei Araújo e representando a Vigilância Sanitária Municipal, José A. Evangelista Bezerra. Logo, Logo mais novidades.

Postado em 19 de Julho de 2019

O Rotary Club de Luiziana lança campanha de arrecadação de Gelatina em prol da Santa Casa de Campo Mourão.

Teve início no dia 02.07 a campanha de arrecadação de gelatina em prol da Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão. A campanha tem como apoiadores o Sicredi, Coamo Agroindustrial Cooperativa e Credicoamo que estão fazendo ações junto aos seus associados. Também participam da campanha a Rádio Comunitária e os alunos do Colégio Estadual Adaucto da Silva Rocha, além da comunidade em geral. A gelatina é um alimento essencial ao cardápio dos pacientes em tratamento de câncer assim como para os demais tipos de internação. É um alimento de fácil digestão e fornece energia necessária para a fase de recuperação. No dia 06.07, durante a realização da fase regional da Copa Coamo, o Rotary Club de Luiziana participou divulgando a campanha da gelatina, dos lacres solidarios,  da Hepatite Zero e ainda levou a Geladeira do Saber com dezenas de livros infantis que encantaram a criançada durante o evento.  Já foram arrecadadas mais de 1000 caixas de gelatina. A campanha ainda se estende durante todo o mês de julho e o objetivo é arrecadar perto de 3 mil unidades.

Postado em 08 de Julho de 2019

ROTARY CLUB DE LUIZIANA VAI EXECUTAR PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Aconteceu na noite dessa terça-feira (02), a primeira reunião ordinária do Rotary Club de Luiziana para o ano rotário 2019/2020 sob o lema “O Rotary Conecta o Mundo”. A Presidente Elisangela Ferri, presidiu a reunião que além dos associados do clube, contou com a presença de Jeferson Queiroz Crispim, Professor e Coordenador do Laboratório De Pesquisa Geoambiental da Unespar Campus Campo Mourão, Ronaldo Penaroldi, aluno do curso de Geografia e José Aparecido Evangelista Bezerra, técnico da Vigilância Sanitária do Município de Luiziana. Na oportunidade José Aparecido apresentou os relatórios sobre a situação das nascentes de água do município e o professor Jeferson mostrou o trabalho de recuperação de nascentes que é feito em municípios vizinhos. Com isso, o Rotary Club de Luiziana, em parceria com a Unespar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Emater, iniciará no dia 20 de julho o projeto de recuperação e preservação de nascentes no município de Luiziana que tem como objetivo revitalizar as nascentes d’água para que as comunidades tenham acesso à água de qualidade e ainda capacitar os proprietários rurais para que realizem a preservação permanente das nascentes. De acordo com relatório da Secretaria de Saúde de Luiziana cerca de 40 nascentes no município estão impróprias pra consumo da água e precisam ser recuperadas. #RotaryClubdeLuiziana#Distrito4630#RotaryInternacional#PessoasEmAção#ORotaryconectaoMundo

Postado em 05 de Julho de 2019

Ver todos

“Rotary é serviço e ao mesmo tempo uma escola de cidadania”, afirma pioneiro de Maringá

Uma das prioridades do Rotary é a reversão à queda de associados da organização, que no início deste ano rotário já tem demonstrado excelentes resultados. Só no Distrito 4630, até 02 de agosto tivemos 52 companheiros a mais do que no início da gestão. Antonio Augusto de Assis, 86 anos, formado em Letras, professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá, afirma que num tempo em que tantas influências negativas lutam pelo afrouxamento moral, pela desorganização das famílias, pela valorização do egoísmo, é fundamental fortalecer tanto quanto possível as instituições que se dedicam a preservar as grandes virtudes humanas. “O Rotary é um lugar onde as famílias (pais, mães, filhos, netos e outros parentes e amigos) se reúnem semanalmente para desenvolver bons hábitos de convivência, cultivar o companheirismo, crescer juntas e servir gratuitamente a sociedade através de várias formas de trabalho comunitário, sobretudo através de bons exemplos.  Rotary é serviço, e ao mesmo tempo é uma escola de ética, fraternidade, altruísmo, responsabilidade social. Uma escola de cidadania”, afirma o rotariano sócio honorário do Rotary Club de Maringá Aeroporto. Segundo ele, o Rotary é uma dessas instituições e sua ação começa no lar de cada rotariano. Na medida em que se formam crianças e jovens em um ambiente exemplar, cresce a esperança de que o mundo, apesar de tantas ameaças, tem ainda condição de tornar realidade a civilização do amor, da justiça e da paz. Rotariano desde 1966, inicialmente no Rotary Club de Maringá, Assis destaca que sua família se formou cultivando e procurando pôr em prática os grandes ideais rotarianos. “Tinha 33 anos quando ingressei em Rotary. Casado com Lucilla, tínhamos duas filhas ainda crianças. O Rotary foi muito importante na minha vida, em todos os aspectos, não só por me proporcionar um círculo de amizades de altíssimo nível, como também pela oportunidade que me deu para fortalecer e aprimorar minhas convicções éticas, cívicas e espirituais”. Seu neto João Marcos de Assis Miguel é o atual presidente do Rotary Club de Maringá Norte, uma demonstração de que é possível transmitir Rotary de geração em geração. Quando se tornou rotariano, a cidade de Maringá tinha apenas 19 anos e só existia um Rotary e um Lions. “Os dois clubes de serviços congregavam os principais líderes da geração pioneira e exerceram influência muito significativa na formação da sociedade maringaense. Até então, ninguém era íntimo de ninguém, visto que cada um veio de um lugar diferente. Os clubes de serviços ajudaram os pioneiros a se conhecerem melhor e a se tornarem ótimos amigos uns dos outros. Com isso foi possível unir forças e proporcionar preciosos serviços à comunidade”, relembra. Larissa Nakao Comunicação Corporativa

Em 20/09/2019

Palestra de FERNANDO MENOLLI da XP INVESTIMENTOS no Rotary Club de Maringá Kakogawa, com a presença de companheiros do Rotary club de Maringá Horto e Maringá Sul. Parábens ao Rotary Club de Maringá Kakogawa pela iniciativa.

PALESTRA  com  FERNANDO MENLOLLI   da  XP INVESTIMENTOS,  realizada no dia 19/09/2019, na reunião do Rotary Club de Maringá Kakogawa, com a presença de companheiros do Rotary Club de Maringá Horto e Maringá Sul. 

Em 19/09/2019 por Rotary Club de Maringa-Horto

GAs em Ação - Emanuel Pedro Agostinho – Grupo 17: Loanda, Planaltina do Paraná, Santa Cruz de Monte Castelo e Santa Isabel do Ivaí

Quando o resultado se sobressai ao tempo de vivência em Rotary, associado como o governador assistente Emanuel não passaria despercebido pelo governador Edio Martello, que convocou o empresário Emanuel Pedro Agostinho, do Rotary Club de Santa Isabel do Ivaí, para ser GA do grupo 17, com apenas três anos e meio de Rotary. Nesse período ele foi presidente de DQA, da Fundação Rotária e presidente de clube em 2018-19. “Quando o governador Edio me fez o convite, eu pedi 15 dias para dar a resposta, não esperava. Como tenho uma empresa de consultoria ambiental e segurança do trabalho, tive que avaliar se teria condições de atender ao chamado do governador. Vontade não me faltou, então me organizei com meu sócio e minha família para estar focado nessa missão”, comenta Emanuel. Empolgado, ele ressalva que tem trabalho em conjunto com o coordenador distrital de Desenvolvimento do Quadro Associativo, Natanael de Souza e o colégio de governadores, para formar nos próximos meses o Rotary Club São Pedro do Paraná/Porto Rico. Cinco reuniões já foram realizadas e a cada uma delas, um governador tem contribuído com sua experiência para falar aos possíveis rotarianos sobre a dimensão do Rotary. “Em uma reunião, por exemplo, trouxemos o governador 2015-16 Renato Tavares para falar sobre a Fundação Rotária, como os projetos são realizados. Foi sensacional mostrar a dinâmica de como tudo funciona. Teve também o governador 2018-19 Carlos Naves que falou sobre as áreas de enfoque do Rotary. Estamos confiantes de que teremos um novo Rotary Club em breve, as pessoas estão bem empolgadas e interessadas em se juntar conosco para servir à comunidade”.    Larissa Nakao  Comunicação Corporativa

Em 17/09/2019

RC Satélite de Rancho Alegre D'Oeste realizou coleta de lixo eletrônico

O Rotary Club Satélite de Rancho Alegre do Oeste realizou na manhã de sábado, 14, a 1ª coleta de Lixo Eletrônico, visando dar a destinação correta a este tipo de material, buscando a preservação do meio-ambiente. A coleta de lixo eletrônico contou com a parceria da Prefeitura Municipal e Sicredi, e foi um grande sucesso. Ao final, houve o sorteio de uma caderneta de poupança Sicredi no valor de R$ 150,00 entre as pessoas que descartaram seus lixos eletrônicos durante a campanha. Também houve apresentações culturais.O Rotary Club de Rancho Alegre do Oeste será oficializado no próximo dia 5 de outubro, mas já realiza muitas ações na comunidade e tem outras atividades agendadas para os próximos meses.O presidente do Rotary Club de Rancho Alegre, Sebastião Polato, destacou o sucesso da campanha de coleta de lixo eletrônico e agradeceu a todos que se envolveram na organização e também participaram do evento.A prefeita Suely Alves Pereira da Silva, que acompanhou a realização do evento, parabenizou ao Rotary pela iniciativa e também agradeceu a todos pelo envolvimento nesta ação na comunidade.  Fonte: Goionews  

Em 16/09/2019 por Rotary Club de Goioerê

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
Avenida Liberdade,1225 Cep: 87290-000